Ansiedade

Este post foi escrito á 4 anos, na altura falava de uma amiga, a C.

Passado todo este tempo a C, tem um projecto magnífico com imenso sucesso, ela e o marido trabalham juntos agora e não têm mãos a medir, já aumentaram a família, mudaram de casa, viajam todos os anos e a ansiedade descrita neste post passou. Partilho convosco o post que escrevi, porque o encontrei nos meus rascunhos e sinto que o devo partilhar.



6 Fevereiro 2016


A C. é uma amiga que conheci à cerca de 1 ano e que de um momento para o outro decidiu arriscar tudo para seguir o seu maior sonho. Esta semana decidi fazer-lhe uma visita e ela contou-me que nos últimos tempos tem sofrido de ansiedade.

Quando abraçamos um projecto com todo o nosso coração a primeira fase é sempre a mais difícil de superar.  Este post é dedicado a ela, a uma mulher cheia de garra, mãe e empreendedora que está neste momento a lutar para conseguir vingar no seu lindo projecto.


A ansiedade refere-se ao excesso de preocupação sobre determinados aspectos do dia-a-dia, inseguranças e bloqueios criados que na maioria das vezes não são reais, apenas criados por nós na base do medo. Esta sensação, leva-nos ao cansaço, irritabilidade, insónias, dores musculares, palpitações, falta de concentração, dores de cabeça e insatisfação pessoal. Em Portugal afecta 16,5% da população.



No Outono principalmente devido à mudança repentina de estação e à predominância dos elementos éter e ar, tendemos a sofrer alguns desequilíbrios  no nosso organismo, entre eles um agravamento de sintomas que levam à ansiedade e depressão.


Aqui seguem algumas recomendações para equilibrar a ansiedade:



- Crie rotinas como deitar e acordar cedo e horários para a refeição;

- Diminuia a ingestão de alimentos frios e picantes;


- Prefira alimentos cozinhados, mornos, doces, úmidos e nutritivos;


- Tenha uma actividade que possa fazer pelo menos duas vezes por semanas, que o/a destraía da rotina do dia-a-dia;

- Não salte refeições;


- Pratique exercícios de meditação;

- Desfrute de massagens e programas de spa como swedana, abhyanga, pizhichili e shirodhara.

- Usufrua de tempo para estar consigo mesmo;


- Evite o consumo de tabaco, álcool e cafeína;

- Use alguns óleos essenciais no banho, em vapores ou na almofada antes de ir dormir, tais como: Alfazema, Camomila ou Príncipe.

- Na fitoterapia é aconselhado o Hipericão (hipericum perforatum), a Alfazema (lavandula angustifolia), o Alecrim (rosmarinus officinalis), o Ashwaganda (withania somnifera) e o Brahmi (bacopa monnieri). Ao estabilizar-mos a nossa rotina e acrescentar-mos algumas actividades  que nos permitam desfrutar de algum tempo connosco e com a natureza vamos equilibrar toda a nossa saúde física e psicológica  diminuindo assim a ansiedade. Com Amor,

Kate


#ansiedade #saude #depressao

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo