Combater as infeções urinárias

Atualizado: 28 de Out de 2020

A infecção urinária consiste na multiplicação de microorganismos no sistema urinário, sendo mais comum nas mulheres do que nos homens. Existem três tipos: a cistite, quando a infecção reside na bexiga, a pielonefrite quando as paredes do canal superior da via urinária (o bacinete) e o tecido interstical do rim estão infectados, e a uretrite quando o processo de infecção reside na uretra. A mais frequente é a cistite causada na maior parte das vezes pela bactéria escherichia coli.

Os sintomas mais comuns da cistite são a necessidade mais frequente de urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia, dificuldade para fazer xixi como a sensação de queimadura, cansaço e dores no baixo ventre.


Alguns conselhos para prevenir as infecções urinárias:

- Não fique muitas horas sem urinar;

- Consuma chá de arando, pau de arco e boldo;

- Aumente muito os níveis de vitamina C,

- Beba mais de 1,5l de água por dia;

- Diminua ou se conseguir corte o consumo de alcóol, tabaco e drogas;

- CORTE o consumo de açúcar;

- Mantenha a higiene depois das relações sexuais lavando as partes íntimas;

- Diminua o consumo de alimentos ácidos e prefira uma alimentação alcalina;

Na Ayurveda um dos tratamentos indicados para as infecções urinárias é o Virechana Karma, que consiste na desintoxicação profunda do organismo, limpando as impurezas dos principais orgãos.

Faça lavagens com água e bicarboanto de sódio ( biologico da farmácia), cerca de 1 colher de sopa para um litro e meio de água.

Alguns suplementos como a Echinacea purpurea em gotas, chá de urva-ursina bio, vitamina C, Shatavari, Gokshura também vão ajudar. No meu caso, quando sofria de cistites recorria ao Cysticare, um fitoterapêutico da marca HealthAid que para mim funcionou sempre (não tenho nenhuma parceria com a marca). É composto por salsa, arando, magnésio, vitamina C  e bagas de zimbro. 


Com Amor,

Kate

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Respira