Mudanças que altera os nossos genes

Os nossos genes não estavam preparados para as mudanças que se seguiram depois deste período: a quantidade de açúcar refinado presente nos alimentos e a quantidade de químicos presentes na agricultura e nos produtos que consumimos em geral.



O nosso corpo que durante milhares de anos funcionou de uma determinada maneira está a ver-se obrigado a mudar em muito pouco tempo.

Ao olharmos para trás e analisarmos os nossos ancestrais, percebemos que tinham uma alimentação baseada nos alimentos da época, apresentando um maior consumo de vegetais, fruta e ocasionalmente carne e ovos de animais selvagens. 🐗




Hoje em dia a maior parte da população consome diariamente cerca de 60% de produtos refinados do total de calorias ingeridas: açúcares, farinhas (massa, pão branco, arroz branco entre outros snacks e acompanhentos). Para além destes, ainda juntamos os óleos refinados e outras gorduras transgénicas.


Em 1830 consumíamos cerca de 2kg de açúcar por ano, neste momento consumimos cerca de 70kg por ano.

Os açúcares e as farinhas refinadas sobem de forma repentina os níveis de glucose no sangue. Para isto acontecer o nosso organismo tem de libertar uma grande quantidade de insulina, de forma a permitir que a glucose entre nas células. Este processo é acompanhado pela libertação de uma outra molécula IGF, responsável por estimular o desenvolvimento das células.


Que importância tem isto? Este fator cria um anormal crescimento dos tecidos, promove a inflamação e o desenvolvimento de células cancerígenas.


Quando ingerimos diariamente alimentos com um elevado índice glicémico a nossa pele também sofre fica mais seca, ou demasiado oleosa, começa a descamar, fica inflamada e sensível.


Aqui ficam algumas dicas:


👉 Substitua o arroz branco por integral ou basmati;


👉 Elimine os lacticínios e os alimentos processador;


👉 Se ainda come carne/peixes tente substituir por carnes biológicas ou peixes de algo mar, se tem curiosidade sobre alimentação vegetariana porque não experimentar?;


👉 Prefira pães, massas, snacks e cereais feitos apartir de farinhas como espelta, quinoa, flocos de aveia, milho biológico, trigo mourisco;


👉 Troque os doces por fruta e chocolate preto (biológico);


Com amor,

Kate.






0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo