Vapores de Inverno

Os dias já estão mais frios e com eles costumam vir as constipações e os pulmões obstruídos. Os vapores são para mim dos melhores métodos de limpeza para os pulmões, recomendados para as crianças e adultos em casos de infecções respiratórias, acne, sinusite, doenças degenerativas das mucosas, dores de cabeça de origem circulatória, tosse e impurezas cutâneas.


No caso das alergias ou constipações, os vapores conseguem ter um efeito bastante rápido de alivio, pois tornam as secreções mais líquidas, ajudando a sua expulsão. São também um meio de dissolver o muco, diminuir a inflamação, ajudam na irrigação sanguínea, ativam a transpiração, o metabolismo, ajudam a limpar a pele e a descontrair.




Como fazer?


Pode usar um vaporizador, ou ferver a água numa panela com cerca de 3 a 4 litros de água (com 2/3 de água de forma a evitar que esta salpique) e colocar alguns chás ou óleos essenciais para ajudar no tratamento.

A inalação deve ser feita alternando a respiração pelo nariz e pela boca, de forma pausada durante cerca de 10 a 15 minutos. O rosto deve estar em volta de uma toalha, e o vapor não deve estar a "queimar a pele".


Alguns Óleos essenciais ou plantas aconselhados são:


A Camomila- Reduz a inflamação das mucosas e da pele;


O Tomilho- Dissolve o muco, liberta as vias respiratórias, acalma a tosse, desinflama, ajuda a limpar os poros em casos de acne;


A Hortelã- Descongestiona as vias nasais e melhora a aparência da pele;


O Rosmaninho- Ajuda a desentupir as vias respiratórias, acalma a tosse, alivia as dores de cabeça, tonifica a pele;


O Alecrim- Alivia dores de cabeça, tonifica a pele, ajuda a limpar os poros, ativa a transpiração, regula o metabolismo, diminui a inflamação.


Com Amor,

Kate 

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo